E.E.F.M. Dr. César Cals

É com muita alegria que recebemos todos vocês aqui na escola. Aos NOVATOS, desejamos nossas calorosas boas vindas e aos VETERANOS, um feliz retorno. Que nesse ano, traga para todos que fazem a família Dr. César Cals, SUCESSO, SAÚDE e MUITA PAZ.
Núcleo Gestor
07/05/2012

VOCÊ É A VISITA...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESTUDOS DOMICILIARES

ESTUDOS DOMICILIARES -EF-HI-GE-CAB.

GEOGRAFIA
O mar de Aral
O mar de Aral localiza-se na Ásia Central, entre o Casaquistão e o Usbequistão. Durante muito tempo, a região pertenceu à antiga União Soviética. O algodão cultivado nessa área era um dos principais produtos de exportação da antiga potência. Tributários do mar de Aral, como os rios Syr Daria e Amu Daria, foram desviados em projetos de irrigação das lavouras de algodão. Isso provocou a diminuição da extensão do mar de Aral, que já foi de 67.600 km².
Com a perda do volume de água, o teor de salinidade aumentou muito e afetou o desenvolvimento da flora local. O processo de desertificação atingiu a região vizinha. A pesca e a navegação nas águas do Aral, que recuaram quase 80 km, ficaram prejudicadas. A indústria do caviar não existe mais. O solo salino exige o uso de fertilizantes para a produção do algodão. Uma poeira tóxica (misto de sal e agrotóxicos) provoca doenças e contamina as águas subterrâneas e dos rios da região.
As imagens abaixo mostram como estava o mar de Aral em 1973 (esquerda), 1990 (centro) e em 2009 (direita).

Imagem extraída:
  1. O mar de Aral, nutridos pelas águas do Amu Daria e Syr Daria, apresenta hoje uma situação dramática. Foi o quarto maior corpo de água interno do mundo, mas começou a secar nos anos 1960, quando a então União Soviética decidiu alterar sua posição de importadora de algodão auto-suficiente e exportadora desse produto.
  1. De que forma a pratica da agricultura comprometeu a disponibilidade de água do mar de Aral?
  1. Cite duas causas que interferem na potabilidade das águas superficiais do mar de Aral
  1. Aponte três impactos ambientais provocados pela atividade agrícola em áreas com baixo potencial hídrico

2. Leia o texto e responda as questões abaixo
Quantas glaciações já tivemos? Quatro? Oito? Depende da forma de interpretação do fenômeno.
O clima da Terra já sofreu muitas mudanças. No passado, ele já esteve mais quente ou mais frio. Em tempo geológico relativamente recente, a Terra viveu períodos glaciais, em que as geleiras cobriram grandes extensões, atingindo por vezes quase toda a superfície terrestre. Como o próprio nome sugere é um período de frio intenso quando a temperatura média da Terra baixou, provocando o aumento das geleiras nos pólos e um grande acúmulo de gelo nas zonas montanhosas próximo às regiões de neves eternas (que nunca derretem).
Atualmente as geleiras ocupam 10 % da área total do planeta e a maioria está localizada nas regiões polares como a Antártica e a Groenlândia, mas nem sempre foi assim. Nos períodos glaciais o gelo cobria cerca de 32 % da terra e 30 % dos oceanos.
As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo continental e no nível do mar. Quando a temperatura global diminuiu ocorreu como conseqüência o aumento das geleiras ou seja, as baixas temperaturas provocaram o congelamento da água nos pólos aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares. Outra conseqüência deste processo foi que a formação das geleiras não ficou mais restrita às regiões polares. A neve e o gelo foram se acumulando nas zonas montanhosas próximas aos picos ano após ano até que seu próprio peso, juntamente com a força da gravidade fizeram com que se deslocassem lentamente provocando grandes alterações de relevo no caminho por onde passam, formando profundos vales em forma de U. Esta massa de gelo e neve são os glaciares que foram deslizando lentamente até alcançar zonas mais quentes quando foram se derretendo e formando a cabeceira de um rio ou dando origem aos lagos glaciais. Outra conseqüência foi o rebaixamento do nível dos mares devido à retenção de água nos pólos. O mar se afastou da linha da costa, das praias, por exemplo, expondo grandes extensões de terra e ligando ilhas e continentes entre si. Entre os períodos glaciais há os períodos interglaciais em que a temperatura da Terra se elevou. O período em que vivemos nada mais é do que um Interglacial.

Disponível em:

Há 600 milhões de anos a Terra passou por um período glacial tão forte que ficou completamente coberta por glaciares. Este período glacial durou cerca de 10 milhões de anos. Este período ficou conhecido Terra Bola de Neve, pois a camada de gelo se expandiu por todo o planeta. Sobre a Era Glacial, responda:


Disponível em:< http://eternosaprendizes.com/tag/terra-bola-de-neve/>
  1. Cite principais fatores responsáveis pela formação da Era Glacial no planeta Terra
  2. Leia o texto acima, e descreva as alterações físicas sofrida na Terra, durante o período Glacial.
3. Leia o texto e responda.

Efeito Estufa e temperatura do Planeta Terra

A atmosfera, essa massa gasosa que envolve o planeta Terra a partir da superfície, alcançando vários quilômetros exerce uma papel fundamental na manutenção da temperatura, e da vida na Terra e nesta interface entre a superfície terrestre e a atmosfera que ocorre o Efeito Estufa.
Além de suas demais propriedades, a atmosfera serve de imenso escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais perniciosas.
A presença de determinados gases na atmosfera naturalmente faz com que esta funcione como uma gigantesca estufa, conservando o calor e impedindo que ele se perca todo no espaço. Caso contrário a Terra seria um planeta frio e sem vida, tão estéril quanto Marte.
Logo, o fenômeno efeito estufa é a capacidade das nuvens (vapor d’água) e gases presentes naturalmente na atmosfera como o CO2 (dióxido de carbono), metano e outros de reter parte da irradiação infravermelha irradiada pela Terra, impedindo sua dissipação rápida para o espaço, resultando na manutenção de uma atmosfera aquecida.
Uma porção da radiação solar e absorvida pela natureza, e outra é liberada. No entanto, devido os gases-estufas da atmosfera terrestre, uma boa parte dessa energia solar fica retida na Terra. Não fosse tal fenômeno, a temperatura média de nosso planeta seria aproximadamente de -19ºC. Sobre temperatura do planeta e gases-estufas, responda:

a)Qual a importância dos gases-estufas na regulação térmica do planeta? Faça uma ilustração do fenômeno para complementar a sua explicação.
4) O desmatamento pode ser feito através da derrubada de árvores ou por prática de queimadas .Os ecossistemas do Brasil ao longo de sua história têm sofrido violentas agressões seja a mata atlântica, a Amazônia,o cerrado, a caatinga, o pantanal ...
Pesquise e cite as principais conseqüências dos desmatamentos para o meio ambiente.

5) Nossa galáxia apresenta provavelmente 15 bilhões de anos. Já o planeta Terra data aproximadamente de 4,5 bilhões de anos. Com relação aos aspectos gerais e a evolução da Terra, pesquise e responda:
  1. O que estuda a geologia?
  2. Em que era geológica estamos?
  3. O que é Deriva Continental?
  4. Quais as camadas que compõem a superfície da Terra?

Com base no texto abaixo, responda as questões 6 e 7.

A caldeira brasileira, Poços de Caldas
No Brasil, a cidade de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais, é uma estância hidromineral. Poços de Caldas é uma caldeira vulcânica, famosa por suas águas sulfurosas( que contém enxofre) medicinais e importantes jazidas de urânio, tório e alumínio.
A caldeira vulcânica se forma quando um vulcão libera todo ser reservatório de magma. A estrutura do vulcão fica sem apoio interno e desaba, formando uma enorme cratera.

6. Há evidências de que no Brasil existiram vulcões? Justifique.

7. Em Poços de Caldas existem fontes hidrominerais, com águas sulfurosas, em que a água sai com uma temperatura de aproximadamente 45,5º. Existe uma relação entre a temperatura das fontes dessa região e a atividade vulcânica? Justifique.


8. Nos últimos anos têm-se realizado numerosas reuniões internacionais, em que são discutidas maneiras de reduzir as emissões de gases para diminuir o aquecimento global. Muitos países industrializados, como, como os Estados Unidos, não aceitam essas medidas porque supõem que isso prejudique o seu desenvolvimento.

Qual o principal gás cuja emissão deve ser reduzida?
Cite uma medida que poderia ser tomada para reduzir o aquecimento global. Seria simples implantar essa medida? Por que?

9. A maior parte da superfície terrestre é coberta por água. Por que, na sua opinião, é preciso economizar água?

10. As atividades humanas são as principais responsáveis pela contaminação do solo e da água subterrânea, pois o destino final da maioria dos produtos químicos produzidos e utilizados pelas pessoas são o solo e as águas superficiais e subterrâneas. Quais são as principais fontes contaminantes do meio ambiente? Das fontes citadas, qual (is) você considera mais danosa(s) ao meio ambiente? Por que?

HISTÓRIA
1 – Ao longo da História do Brasil (Colônia, Império e República), diversas rebeliões contestaram o poder central. Dê exemplo de uma dessas revoltas, destacando os líderes e os motivos da rebelião.

2 – Leia o texto abaixo:
No Brasil, costumam dizer que para o escravo são necessários três PPP, a saber, pau, pão e pano. Quisera Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo, dado por qualquer causa pouco provada e levantada, com instrumento de muito rigor.
ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil, 1711. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp,1982, p.91.
Escreva um breve texto a respeito da escravidão no Brasil, destacando as condições de trabalho e vida dos escravos.

3 – Comente sobre a situação dos indígenas brasileiros, no passado e no presente, destacando sua relação com o homem branco, a luta pela terra e sua herança cultural.
4 – A partir das ilustrações abaixo, identifique os grupos sociais que detinham o poder político e econômico na Colônia e no Império.


5 – Analise o texto abaixo:

A notícia da proclamação da independência foi comemorada pela elite brasileira, especialmente Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Esse grupo, formado por grandes proprietários rurais, comerciantes e funcionários públicos, havia envolvido o príncipe [D. Pedro I] na defesa dos meus interesses.”
DOMINGUES, Joelza Ester. História em documento (8° ano). São Paulo:FTD, 2009, p.138.
Após a Independência do Brasil em 1822, as condições de vida da MAIORIA da população melhorou? Justifique sua resposta.

6 – “A jornada fabril era longa, em geral de doze a catorze horas diárias, antes de 1850. O ambiente era sujo e perigoso. As fábricas de tecido continuavam sem ventilação, de modo que fragmentos de fios e panos se alojavam nos pulmões dos trabalhadores. As máquinas eram desprotegidas e representavam um perigo especial para as crianças, muitas vezes contratadas devido à sua suposta agilidade [...].
BURNS, Edward McNall. História da civilização ocidental. In: OLIVEIRA, Conceição; MIUCCI, Carla;PAULA, Andrea. História em projetos (7ª série). São Paulo: Ática, 2006, p.102.
O texto acima se refere às precárias condições de trabalho dos operários ingleses no século XIX. Que semelhanças e diferenças podemos identificar entre estes e os trabalhadores brasileiros da atualidade.

7 – “A queimada da floresta para plantar cafezais foi a principal causa, mas não a única, do desflorestamento no século XIX. O comércio do café induziu o crescimento demográfico, a urbanização, a industrialização e a implantação de ferrovias. Consequências indiretas da prosperidade febril, baseada numa única mercadoria de exportação, exerceram pressões sobre uma área mais ampla da Mata Atlântica, dando início ao que agora pode ser considerado como danos irreversíveis a paisagens [...].
DEAN, Warren. A ferro e fogo: A História e a devastação da Mata Atlântica Brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.206.
O trecho acima diz respeito ao processo de devastação da Mata Atlântica. Ao longo da história do Brasil, diversas atividades econômicas (agricultura, comércio, pecuária, mineração, indústrias) contribuíram para a devastação da paisagem natural. Escolha uma dessas atividades e comente de que forma ela colaborou para degradar o meio ambiente.

8 – Os critérios de cidadania se modificaram ao longo do tempo. A primeira Constituição do Brasil (1824), por exemplo, não considerava como cidadãos os escravos, as mulheres e impedia que os homens pobres disputassem cargos políticos. Nossa atual Constituição (1988), apresentou muitos avanços nesse sentido. Com base nessas afirmações, responda:
  1. Atualmente quem é considerado cidadão pela lei brasileira?
  2. Que direitos que atual constituição garante aos cidadãos?
9 - Em 31 de outubro de 2010, mais de 100 milhões de eleitores foram às urnas para escolher o novo dirigente do país. Entretanto, em muitos momentos da História política do Brasil, não era permitido ao povo, ou pelo menos à maioria deste, escolher seus governantes. Escolha e comente sobre algum momento na história do nosso país em que a democracia não era uma prática.

10 – “Durante a Revolução Francesa, a defesa da educação universal, laica e gratuita já aparecia na proposta dos revolucionários. [...] No Brasil, a expansão da escolaridade ocorreu no século XX, durante a República, e continua no século XXI. Segundo a Constituição de 1988, a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família.”
APOLINÁRIO, Maria Raquel (Org.) Projeto Araribá: História (8º ano). São Paulo: Moderna, 2007, p.212.

A partir do texto acima, comente sobre a situação da educação no Brasil, destacando seus avanços e dificuldades, em especial, do ensino público.




















Um comentário:

comentário