E.E.F.M. Dr. César Cals

É com muita alegria que recebemos todos vocês aqui na escola. Aos NOVATOS, desejamos nossas calorosas boas vindas e aos VETERANOS, um feliz retorno. Que nesse ano, traga para todos que fazem a família Dr. César Cals, SUCESSO, SAÚDE e MUITA PAZ.
Núcleo Gestor
07/05/2012

VOCÊ É A VISITA...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESTUDOS DOMICILIARES

ESTUDOS DOMICILIARES -EM- 1-20

HISTÓRIA
1- Leia os textos:
Texto 1.
Os fantásticos recursos disponíveis hoje no telefone celular, no computador, na televisão, foram criados aos poucos. Os conhecimentos históricos nos fazem compreender que uma simples ferramenta de pedra foi moldada graças a experimentos acumulados durante milhões de anos. Mas há períodos na História em que os conhecimentos acumulados aceleram o ritmo de mudanças, que se tornam rápidas e amplas, abrangendo diversas áreas da atividade humana. Um desses períodos teve início por volta de 1750, na Inglaterra, e recebeu o nome de Revolução Industrial.As fábricas são um dos símbolos mais visíveis da Revolução industrial. Elas modificaram as sociedades de forma definitiva. Foram as fábricas as principais responsáveis pelo desenvolvimento das grandes cidades, um novo cenário dominado por chaminés e por multidões de trabalhadores, marcado também por sério desequilíbrio ambiental.
Texto 2.

(...) Assim como as gerações passadas atribuíram os bens e males aos espíritos, ao destino e a vontade divina, hoje somos levados a nos extasiar diante da marcha triunfante da tecnologia.Na versão otimista, a ciência e a técnica nos libertarão do esforço , dos trabalhos desagradáveis e rotineiros. Na versão pessimista, a tecnologia nos trouxe e nos trará desde a alienação do trabalho até o esgotamento dos recursos e a destruição universal.(...)”
(ENGUITA.M.F.A face oculta da Escola.)
a-De que os textos tratam?

b-Elabore argumentos que apóiem um dos dois pontos de vista,ou ambos, presentes no texto 2.

2-Estamos diante de um momento crítico na história da terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro(...) Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz(...).
(Preâmbulo da Carta da Terra)

a-O que significa a expressão “sociedade sustentável”?

b- Qual a posição dos grandes países desenvolvidos frente a essa situação de fragilidade que o futuro enfrenta?

c- O meio ambiente global com seus recursos finitos deve ser uma preocupação comum de todas as pessoas. Como os homens tem se comportado frente a preservação do meio ambiente? E você, que atitudes suas fazem a diferença para preservação do planeta?

d- Destaque a importância desse evento escolar no processo de conscientização da preservação do meio ambiente.

3- A Revolução Industrial, produziu também o crescimento das cidades. Pelo seu desenvolvimento econômico Fortaleza cedeu a ação dos especuladores imobiliários e com isso, muitas lagoas foram aterradas e outras tiveram seu espelho d’agua reduzido para dar lugar a loteamentos, conjuntos habitacionais, indústrias, shoppings. Faça uma pesquisa e descubra que riachos ou rios, que antigamente cortavam a cidade , hoje quase não são mais percebidos em sua forma natural, porque seus leitos correm em canais cimentados ou galerias subterrâneas.

4. Leia o texto abaixo
O MITO DE PROMETEU

O Céu e Terra já estavam criados. Neste mundo assim criado, habitavam as plantas e os animais.
Foi então que chegou à terra o Titã Prometeu. Apanhou um bocado de argila e molhou-a com um pouco de água de um rio. Com essa matéria fez o homem, à semelhança dos deuses, para que fosse o senhor da terra
Ele concedeu ao ser humano o poder de pensar e raciocinar, bem como lhes transmitiu os mais variados ofícios e aptidões. Prometeu, mais uma vez desejando favorecer a Humanidade, rouba o fogo do Olimpo. O fato é que Zeus decidiu punir Prometeu, decretando ao ferreiro Hefesto que o prendesse em correntes junto ao alto do monte Cáucaso, durante 30 mil anos, durante os quais ele seria diariamente bicado por uma águia, a qual lhe destruiria o fígado. Como Prometeu era imortal, seu órgão se regenerava constantemente, e o ciclo destrutivo se reiniciava a cada dia.

Prometeu com o Fogo Divino.
Pintura de Heinrich Fueger (1817)

a) O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito. Explique algumas conseqüências desse acontecimento para a vida dos seres humanos daquela época.

b) Sintetize a Teoria Criacionista e a Teoria Evolucionista (Darwin)


5. Leia o texto abaixo e responda as questões.

O Egito antigo era um vasto território predominantemente desértico, cortado por um estreito e fértil vale cavado pelas águas do rio Nilo.
No decorrer da história, o rio Nilo sempre desempenhou um papel fundamental para diversas nações, especialmente para a civilização egípcia
Diante da gigantesca importância desse recurso hídrico para o território do Egito , o historiador grego Heródoto , no século V A.c, declarava “O Egito é a dádiva do Nilo”..


a)Escreva um texto comentando como as condições geográ ficas influenciaram a formação da sociedade egípcia.
b)Um conquistador árabe disse que o Egito foi sucessivamen te "um campo de poeira, um mar de água doce e um cantei ro de flores". Que momentos da sociedade egípcia podem estar referidos nessa frase?
GEOGRAFIA
6.Leia o texto a seguir:
Embora apenas uns 20 terremotos intensos abalem a Terra, em média, durante um ano, ocorre aproximadamente um milhão de tremores menores em igual período, ou seja, uns dois por minuto. Ambos os fenômenos proporcionam uma contínua fonte de dados para análise do interior da Terra.
Arthur Beiser, A Terra. RJ, José Olímpio, 1970
Explique como são gerados os terremotos e tremores de terra e diga como é possível conhecer a estrutura interna do planeta a partir da análise desses fenômenos.

7. Destaque a importância dos movimentos das águas oceânicas para a vida, o clima e a dinâmica de transformação das paisagens litorâneas de nosso planeta.
8.Observe o seguinte recorte de notícias:
Ciclone raro atinge o litoral sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.(...) O fenômeno foi classificado pelo centro Nacional de Furações dos EUA como furação nível 1, na escala Safir Simpson(...)No entanto, antes do fenômeno atingir a costa, o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe( Institudo Nacional de Pesquisas Espaciais) rejeitou essa classificação e prefeiru tratar o fenômeno como um ciclone(...)”
Folha online – com adaptações.
Quais são os principais elementos climáticos envolvidos no fenômeno ciclone ou furação?
.


9. O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, porque altera padrões de vento em nível mundial. Desse modo, afeta regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Com o auxílio da figura abaixo, responda às questões:
  1. O que acontece com a temperatura das águas do Oceano Pacífico quando ocorre o El Niño? Qual a razão para esse fenômeno ser denominado El Niño?


  1. Que alteração esse fenômeno causa no tempo do Nordeste brasileiro?
10. A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio: “miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície”, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens.
 (O Estado de S.Paulo, 24.01.2010. Adaptado.)
 
 A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as enchentes.

SOCIOLOGIA


11- Estabeleça a relação entre meio ambiente e a ação do homem nesse processo.

12- Cite exemplos positivos e negativos da tecnologia em nosso meio social.

13-Você considera que o homem moderno está mesmo condenado ao progresso?

 14- É possível conciliar satisfação material e preservação do meio ambiente?

15- Como poderíamos utilizar a criatividade e a tecnologia na construção de uma nova solidariedade planetária?

FILOSOFIA

16.A "água" era o princípio originário de todas as coisas, para Tales de Mileto. Qual a relação entre "a vida e a água"?


17.Por que Anaximenes de Mileto considera que o "ar"os desta está próximo ao "divino"?


18.Segundo o pensamente de Heráclito, "o fogo" expressa, de modo exemplar, as características da mudança contínua. Explique os fundamentos desta afirmação:

19. Por que o "fogo" permanece, para sempre, vivo, em Heráclito?

20.Qual destes três modelos explicativos: o fogo, a água, o ar, te parece mais convincente? Explique sua resposta, utilizando a argumentação filosófica e o filósofo que lhe ofereceu a melhor hipótese sobre a explicação da substância fundamental do mundo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário