E.E.F.M. Dr. César Cals

É com muita alegria que recebemos todos vocês aqui na escola. Aos NOVATOS, desejamos nossas calorosas boas vindas e aos VETERANOS, um feliz retorno. Que nesse ano, traga para todos que fazem a família Dr. César Cals, SUCESSO, SAÚDE e MUITA PAZ.
Núcleo Gestor
07/05/2012

VOCÊ É A VISITA...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESTUDOS DOMICILIARES

 
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 2010 - ESTUDOS MOMICILIARES  - MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
1-Anualmente se comemora a semana do meio ambiente e as escolas se mobilizam para preparar atividades ecológicas com os alunos. Essas datas comemorativas, muitas vezes, funcionam como uma espécie de “alívio na consciência”. No dia da árvore, por exemplo, aproveitamos para enaltecer a função das árvores no planeta e incentivar, principalmente nas escolas, o plantio de mudas. Que alívio! Fizemos algo para “salvar a Terra”. (Leme, P.C.S.; Silva, I.G. e Avelino, C.R. – Resíduos Sólidos e a Escola in O Estudo de Bacias Hidrográficas: uma estratégia para a educação ambiental. São Carlos: Rima, 2002.)
No entanto observa-se que a maior parte do lixo produzido nas escolas é composto por papel. Assinale a alternativa que poderia ser tomada para diminuir o desperdício de papel.
a)Tirar cópias desnecessárias.
b)Instalar incineradores nas escolas.
c)Usar frente e verso do papel.
d)Incentivar o plantio de mudas na escola.
2-Entre os prejuízos causados pelo uso excessivo de agrotóxicos não podemos citar:
a)contaminação do solo;
b)aumento do efeito estufa;
c)redução no valor econômico dos produtos para exportação;
d)contaminação da água;
3-O aterro sanitário consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar riscos ou danos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Este método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos na menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou a intervalos menores se for necessário. É também realizada a drenagem de gases e líquidos. (Leme, P.C.S.; Silva, I.G. e Avelino, C.R. – Resíduos Sólidos e a Escola in O Estudo de Bacias Hidrográficas: uma estratégia para a educação ambiental. São Carlos: Rima, 2002.)
No que se refere ao aterro sanitário, assinale a afirmação falsa.
a)Permite um menor contato humano direto com o lixo.
b)Possui alto custo operacional.
c)Distribui o lixo em grandes áreas de modo a facilitar a degradação dos resíduos orgânicos.
d)No Brasil, apenas 10% das cidades possuem aterros sanitários.
4-Assinale a medida prioritária que pode ser proposta com relação aos problemas da água:
a)Represamento de rios e córregos próximo às cidades de maior porte.
b)Proibição do despejo de esgoto industrial e doméstico sem tratamento nos rios e represas.
c)Transferência de volume de água entre bacias hidrográficas para atender as cidades que já apresentam alto grau de poluição em seus mananciais.
d)Incentivo ao uso de água engarrafada.
5--(PUC-SP) “Gado também pode ser Vilão”. (Folha de S. Paulo, 15/02/1991). Segundo estimativas, os 1,3 bilhão de bois e vacas existentes no planeta produzem, com a decomposição do seu estrume, cem milhões de toneladas do gás metano. A nível molecular, o metano retém vinte e cinco vezes maior calor que o gás carbônico.
A retenção desse calor ocasiona um dos fenômenos mais preocupantes para o planeta Terra, conhecido como:
a)Inversão térmica
b)Efeito estufa
c)Eutrofização
d)Chuva ácida

6-O Aquífero Guarani é um imenso manancial de água doce subterrânea. Está localizado na região Centro-Leste da América do Sul. O Aquífero Guarani tem 45 quatrilhões de litros de água, que correspondem a 22500 vezes o volume de água na Baía de Guanabara. Nos trechos mais próximos da superfície, fica a 50 metros de profundidade, nos mais distantes, fica a 1800 metros de profundidade. Um dos números apresentados nessa questão é um quadrado perfeito. Determine sua raiz quadrada:

a)50
b)75
c)115
d)150



7-A região onde veio aportar a esquadra de Pedro Álvares Cabral é, hoje, um importante centro turístico. Porto Seguro é o ponto inicial para quem deseja começar essa viagem pela história do Brasil. São (I) Km de praias protegidas por recifes de corais, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante Mata Atlântica. Distante (II) Km de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, dispõe de moderna infraestrutura turística, praias praticamente desertas e rios navegáveis. A 1ª missa rezada no Brasil foi celebrada na praia de Coroa Vermelha, que é hoje um marco da época em que os portugueses chegaram ao Brasil. Resolva as equações a seguir para descobrir as distâncias indicadas nos textos com algarismos romanos.

(I) X2 - 8100 = 0
(II)2x2 - 46x = 0

a)90 km e 23 km
b)900 km e 23 km
c)90 km e 46 km
d)900 km e 46 km

8-Os problemas ligados ao aquecimento global podem estar longe de serem resolvidos, mas já estão na consciência da grande maioria da sociedade. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipros a pedido do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) constatou que apenas 19% não tinham ouvido falar, 1 % não sabe do que se trata e 1% conhecem o tema profundamente. Que percentual das pessoas já ouviram falar em aquecimento global?

a)80%
b)79%
c)78%
d)77%

9-Em uma das áreas residenciais mais ricas de nosso país, o Lago Sul, em Brasília, o consumo diário de água é equivalente a 829 litros por pessoa. Em Riacho Fundo, uma área menos favorecida próximo a Brasília, cada habitante consome diariamente o equivalente a 110 litros de água.
Fonte: PNUD Brasil Boletim Diário, WWW.mds.gov.br. Acesso em: 29 jun. 2007.
O consumo diário de cada habitante do Riacho Fundo representa, aproximadamente, quantos por cento do consumo diário por pessoa do Lago Sul?

a)13,01%
b)13,62%
c)13,26%
d)13,31%

10-Na Amazônia existem 427 espécies diferentes de mamíferos. Esse número corresponde aproximadamente a 81% das espécies que existem no Brasil e a 9% das espécies que existem no mundo. Fonte: HTTP://veja.abril.com.br. Acesso em: 9 jan. 2009. Quantas espécies diferentes de mamíferos existem, aproximadamente no mundo?

a) 4 474
b) 4 744
c) 4 447
d) 4 747



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário