E.E.F.M. Dr. César Cals

É com muita alegria que recebemos todos vocês aqui na escola. Aos NOVATOS, desejamos nossas calorosas boas vindas e aos VETERANOS, um feliz retorno. Que nesse ano, traga para todos que fazem a família Dr. César Cals, SUCESSO, SAÚDE e MUITA PAZ.
Núcleo Gestor
07/05/2012

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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PROJETO ESCOLAR

TEMA: LIXO
COORDENADO PELA PROFESSORA DAYSE

Secretária de Educação do Estado do Ceará
Escola de Ensino Fundamental e Médio César Cals
Projeto Escolar / Tema – Lixo


CARACTERIZAÇÃO

          Na natureza os materiais são naturalmente reaproveitados, graças ao ciclo contínuo de morte, decomposição, vida e crescimento. Pode-se dizer que a natureza tem uma forma bem eficiente de tratar seus resíduos.
O mesmo não se aplica às sociedades humanas. As atividades humanas são constantes geradoras de resíduos: nas diferentes etapas de uso, extração, e processamento de materiais, no descarte e no abandono das sobras do que já usamos.A produção de lixo é inerente ao modo de vida de uma sociedade, e o grande desafio consiste em como lidar com esse lixo, com seus efeitos no ambiente e na saúde dos seres humanos.
              Os problemas provocados pelo lixo são inúmeros podendo causar males a partir das agressões ao meio ambiente com o acúmulo de resíduo sólidos ou através da poluição do ar, do solo, da água e visual. Indiretamente o lixo colocado a céu aberto pode nos atingir através da proliferação de insetos, ratos e outros animais vetores de doenças. O lixo jogado nas encostas causa deslizamentos, quando lançados em canais e córregos provoca assoreamentos e impedem a passagem das águas o que leva a inundações, etc.
             Enfrentar esse desafio envolve a evolução do conhecimento cientifico e de tecnologias e a estruturação de sistemas de tratamento e acondicionamento dos resíduos. O que compramos logo descartamos, os produtos tem embalagens desnecessárias, a industria fazem produtos com pouca durabilidade, não cultivamos o hábito de conserta o que se quebra, precisamos reduzir o consumo exagerado, reutilizar o que for reutilizável e colaborar para a reciclagem do que for reciclável. Nunca é cedo demais para tomarmos atitudes voltadas a preservação do planeta.

JUSTIFICATIVA:

               È importante chamar a atenção para um dos maiores problemas ambientais no mundo que é a questão do lixo. È necessário compreendermos que a produção do lixo é responsabilidade de cada indivíduo que pode não ter ainda sido despertado através de informações sobre os possíveis males que o lixo produzido pode realmente causar ao ser humano e a natureza.
               É incrível o atraso de nosso país no que se refere ao destino do lixo de diferentes maneiras: na deposição em aterros sanitários que estão à beira da exaustão com suas capacidades, em desenvolver estratégias políticas que valorizem a coleta seletiva e a reciclagem, e em aprofundar conceitos de riqueza e prosperidade que permitam padrões de vida mais altos, através de estilos de vida diferentes, menos dependentes dos recursos finitos da terra e mais em harmonia com sua capacidade de sustento.
                 Com o intuito de fomentar o envolvimento dos educadores em ações concretas de transformação da realidade em que vivemos atualmente em relação ao lixo sugerimos este projeto como forma de despertar a consciência permitindo uma reflexão, uma sensibilização e mudanças de hábito através de atividades que desenvolvem este tema.

OBJETIVOS:
          A qualidade de vida de nossa sociedade esta diretamente ligada às condições ambientais de nosso habitat. Para que possamos garantir essa qualidade de vida em todos os seus aspectos é necessário nos engajarmos como cidadãos na luta para preserva o planeta.
             Nosso objetivo é desenvolver uma consciência critica em nosso alunos sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo, a partir de um trabalho dirigido a comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Promover educação ambiental no ambiente escolar de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores de informação para a comunidade.
-Desenvolver uma visão globalizada multi e interdisciplinar.
-Estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e comunidade.
-Composição de discussões relacionados ao lixo que proporcione possibilidades para uma visão mais ampla e critica da questão ambiental.
-Adequação de atividades que relacionem a questão ambiental do lixo ao conteúdo programático do currículo.
-Homogeneização das informações ambientais aos professores independentes da série, disciplina ou grau em que atuem.

METODOLOGIAS:
         Divulgar o projeto através de uma apresentação juntos aos alunos que serão convidados a participarem do projeto como monitores, bem como aos professores e funcionários .

           Os monitores serão selecionados e participarão de um curso de 24h onde, 16hs serão de teoria e 8hs serão com visita a um aterro sanitário a uma cooperativa de catadores de lixo e uma recicladora. Todos os monitores inscritos que participarem do curso receberão camiseta, caneta, caderno, xerox, pasta e os que concluírem receberão um certificado na conclusão.
            Todos os professores estarão interagindo de maneira transdisciplinar com o tema realizando atividades pelo menos uma a cada mês que retratem a importância do consumo consciente, do tratamento correto do lixo bem como as novas tecnologias que tratam da resolução deste problema grave no contexto histórico, regionalista, biológico, químico e matemático.
           A escola fornecerá vasilhames adequados para a coleta seletiva.
           A escola disponibilizará um painel de divulgação do projeto
          A escola desenvolverá parceria com uma cooperativa ou associação de catadores para que o lixo selecionado tenha um destino certo com periodicidade.
Será realizado oficinas com exposições de artesanatos com resíduos para a comunidade escolar.
         A escola será responsável pela disponibilização e limpeza do local destinado a construção dos canteiros para a horta e compostagem.
          Os professores desenvolverão momentos na escola com atividade visando à integração entre os alunos e o estimulo ao desenvolvimento do tema no mês de junho em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, outra em setembro junto a Semana Cultural e outra em dezembro para a fecahamento do projeto .
           Todas as atividades realizadas voltadas ao tema do lixo serão divulgadas em um mural “o mural do lixo” e no site da escola. E a cada mês professor e alunos terão um momento para avaliação das atividades desenvolvidas.

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