E.E.F.M. Dr. César Cals

É com muita alegria que recebemos todos vocês aqui na escola. Aos NOVATOS, desejamos nossas calorosas boas vindas e aos VETERANOS, um feliz retorno. Que nesse ano, traga para todos que fazem a família Dr. César Cals, SUCESSO, SAÚDE e MUITA PAZ.
Núcleo Gestor
07/05/2012

VOCÊ É A VISITA...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projeto Odara

O Instituto de Juventude Contemporânea - IJC, fundado em 1999, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com caráter filantrópico, criado por jovens oriundos das pastorais sociais, que decidiram entre si ter um instrumento de ação direta junto à juventude. Tem como objetivo, desenvolver uma prática política-social visando o protagonismo da juventude na sociedade, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, democrática, fraterna e sustentável.
O IJC realizou ao longo de seus dez anos diversas ações de incentivo a participação juvenil, delas podemos citar: Tendas da Juventude, campanha Saia do Muro de incentivo ao voto, Festival da Juventude, Congresso da juventude, dentre outros. Desta vez o IJC vem com uma proposta direta a sua escola para desenvolver o Projeto “Odara” que tem como objetivo a prevenção das DST/HIV/AIDS.
O Projeto Odara é um projeto de recorte étnico- racial que pretende desenvolver nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza uma formação com foco na prevenção das DST/HIV/AIDS que envolva transversalmente as temáticas de gênero e racismo.
As ações desenvolvidas no projeto serão Ciclos de Debates sobre temáticas envolvendo conjuntura local, Diálogo sobre Saúde com presença de profissionais da saúde nas escolas para tirar dúvidas dos estudantes, outra atividade será Ponto de Prevenção com orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos mensalmente para adolescentes e jovens cadastrados e por último desenvolveremos as Oficinas Artísticas para trabalhar as temáticas de forma lúdica. 
 
Objetivo Geral:
Reduzir a incidência de transmissão da DST/HIV/AIDS com os adolescentes e jovens, especialmente os/as negros/as, por meio de ações que fortaleçam suas identidades como jovens afrodescendentes permitam viver bem sua orientação sexual. 
 
As ações desenvolvidas nas escolas serão:
 
Ciclo de debates
Metodologia: Os Ciclos de Debate são espaços para dialogar sobre questões da contemporaneidade. Esta formação será participativa com estudantes, por meio de vivências e discussões de grupo. O foco será prevenção DST/HIV/AIDS e gravidez na adolescência e ainda queremos envolver a questões de gênero e étnico-racial. Conteúdo: Prevenção de DST/HIV/AIDS, Identidade sexual, Relações de Gênero e Racismo na escola.
 
Ponto de Prevenção
Metodologia: processo de divulgação da ação, cadastro dos estudantes, orientação e distribuição mensal de preservativos (masculinos e femininos). Serão cadastrados cerca de 80 estudantes independente do estado civil.
 
Oficinas Artísticas
Metodologia: As oficinas serão espaços para expressões artísticas e aprofundamento dos temas discutidos nos ciclos de debates. Tipos de oficinas: Fanzines, Pinturas e Bonecas (abayomi).
 
Diálogos sobre Saúde
Metodologia: espaço na escola em que jovens individualmente possa tirar suas duvidas sobre prevenção da gravidez não planejada e divulgar com afrodescendentes sobre anemia falciforme. Nesta atividade queremos desmistificar a barreira invisível entre os estudantes e os profissionais de saúde. Além dessa ação também vamos criar um espaço virtual de tira dúvidas, com perguntas e respostas mais freqüentes acerca do racismo, orientação sexual e DST/HIV/AIDS.
 
Como fazer processo de inscrição
 
Para a escola participar do projeto, é necessário responder um formulário on line,  está disponível no site do IJC www.ijc.org.br . O questionário será fundamental no processo de seleção das escolas que irão participar do projeto, deve ser respondido até 09 de abril. Maiores informações: telefone (85) 3247.7089 ou ijc@ijc.org.br .
 
Ou neste caminho: http://bit.ly/aouX6L
 
Realização: IJC – Instituto de Juventude Contemporânea
Parceria: Secretaria da Saúde – Governo do Estado do Ceará

Um comentário:

comentário